7 Passos essenciais para o sucesso em Terapia Fonoaudiológica

16/07/2023 15:34

7  Passos   essenciais para o sucesso em terapia fonoaudiológica 

                                                                                                              por: Fga Mônica Cillo Martins
 

1-  Acreditar no sucesso da terapia. Não menosprezar a capacidade, o  cérebro e a força do paciente. 
    (O paciente deve sentir que todos acreditam nele, que  é possível melhorar e que vale a pena o esforço!)

2- Sempre priorizar o paciente, trabalhar suas habilidades e dificuldades. Enxergá-lo como uma pessoa com possibilidades.  Nunca generalizar, desesperar ou desanimar frente a um diagnóstico.
(Cada pessoa tem um processo de evolução, a vida humana é muito maior e tem muito mais funções do que se pode imaginar.)

3- Os marcos de desenvolvimento e de normalidade servem para indicar a direção a seguir.  A fisiologia humana tem suas leis, que devem ser seguidas, considerando a individualidade do paciente.
(Todos nascem com programação para o desenvolvimento estabelecida pelas leis do Universo. A terapia tem como função melhorar ou  adequar os desvios desta programação.)

4- Cada célula, órgão ou sistema do corpo trabalha para desempenhar uma função. A terapia deve dar suporte e direção, com conhecimento, para que as funções se desenvolvam da melhor maneira possível.
(A função tentará se cumprir sempre.  Ela se cumprirá com desvios e inadequações se não houver condições satisfatórias para  seu desenvolvimento.)

5- Muitos fatores influenciam para uma resposta positiva à terapia.  É fundamental  interagir, conhecer o paciente, seu tipo de resposta, sua rotina diária e ambiente em que vive, para traçarmos as prioridades do trabalho.
(Um plano de trabalho inicial desvinculado das possibilidades do paciente, da família e cuidadores pode não ser efetivo.)

6- Integrar o trabalho terapêutico ao cotidiano, aproveitar toda situação para estimular ou “treinar” as habilidades trabalhadas em terapia.
(O cérebro precisa de repetição para que fortaleça os “caminhos” trabalhados em terapia.  Quanto maior a dificuldade, mais constante deve ser a estimulação.)

7- O trabalho terapêutico exige reanálise constante.  Não existe “fórmula mágica” ou incontestável para o sucesso. A complexidade humana possibilita muitos caminhos!
(Estar aberto para o redirecionamento, aprendizado, mudança de estratégia e avaliações de outros profissionais é fundamental.)