Audiometria

10/03/2019 15:27

Audiometria é a medida da audição através de estímulos sonoros calibrados.  

Quando o estímulo for tom puro é chamada de audiometria tonal , que é aquele exame realizado dentro da cabine acústica, na qual o paciente deve sinalizar toda vez que escutar o som (apito).  Com crianças pequenas pode-se  utilizar brinquedos, normalmente  de encaixe,  para se obter os limiares através de condicionamento, daí o nome audiometria tonal infantill condicionada. 

A menor intensidade do som , para a qual o paciente responde 50% dos estímulos apreesentados é chamada de limiar.

É um exame auxiliae importante para o diagnóstico otorrinolaringológico sempre que houver dúvida ou queixa de perda auditiva, tonturas, zumbido ou alteração na fala ou linguagem.

Este exame também deve ser solicitado na fase escolar, principalmente na educação infantil e ensino fundamental, para evitar dificuldades de aprendizagem relacionadas a alterações auditivas, muitas vezes imperceptíveis socialmente. 

Na indústria, a Audiometria faz parte dos programas de prevenção e controle de perda auditiva ocupacional induzida por nível de pressão sonora elevado. 

Geralmente,  com a medida da audição através dos tons puros, Audiometria tonal, é realizada a Audiometria vocal, que avalia a audição através de estímulos calibrados de fala.  Basicamente compreende dois testes: a pesquisa do limiar de recepção para fala (SRT - speech reception threshold) , que é a medida da mínima intensidade necessária para se escutar uma palavra e o índice percentual de recepção fala (IPRF) , que mede o quanto os sons da fala (fonemas)  fala são discriminados, esse índice é obtido através da repetição de lista de palavras fonéticamente balanceadas para o postuguês brasileiro. 

A audição pode ser medida desde o nascimento, mas devido ao processo maturacional da criança, a audiometria tonal só e solicitada após 2 ou 3 anos de idade.